eduardo estante

Nossa Motivação

Eu trabalhei muitos anos na indústria. Iniciei ainda jovem, muito empolgado com o poder da ciência, com a eficiência e eficácia (lembra da diferença?) da engenharia. Vi o início explosivo da computação e da Internet. Vivi, então, alguns anos voltado à carreira, sucesso, aquisição de casas, carros. Afinal, não é isso que precisamos para ter uma vida razoável?

Mais tarde, resolvi estudar filosofia. Inicialmente quase como um hobby, mas, depois, fui me envolvendo, me interessando cada vez mais pelos temas e questões tratados por homens e mulheres tão perspicazes e geniais e que são mesmo fundamentais para compreendermos nossa vida.

Quando a gente conhece uma pessoa interessante, parece que algo desperta em nós, uma dica, um insight (ou percepção interior). Às vezes fazemos um treinamento, um workshop e saímos transformados daquela experiência (um pouco, é certo, mas de grão em grão...). Eu tive alguns momentos assim nos treinamentos na indústria.

Acontece que, em nossa vida diária, não temos oportunidade de conhecermos muitas pessoas de um modo mais aprofundado. Além disso, a maioria das pessoas não se desenvolve plenamente. (Isso me lembra que, numa convenção médica, os doutores se recusavam a aceitar a afirmação do palestrante de que metade dos médicos está abaixo da média). Quantas pessoas a gente conhece na vida? E dessas, quantas são realmente interessantes?

Agora, em dois mil, dois mil e quinhentos anos de história, nasceram, viveram e morreram muitas pessoas (vi uma estimativa de que teriam sido umas 107 bilhões). Umas poucas foram muito geniais e, infelizmente, não as pudemos conhecer pessoalmente. Mas uma invenção humana é realmente digna de louvor: a escrita.

Quando lemos um livro de filosofia, um diálogo de Platão, por exemplo, de uma certa forma é como um encontro com uma das mais interessantes mentes que já passaram por este planeta. Platão deixou por escrito aquilo que ele considerava ser o mais importante para se transmitir para as gerações futuras (nós). Assim, cada autor que lemos é uma oportunidade de termos contato com um ser humano que nasceu como nós, enfrentou dificuldades, talvez piores que as nossas, e que descobriu soluções inovadoras, geniais. Cada autor que lemos nos abre portas e janelas, mostram paradigmas (ou visões de mundo) que talvez nunca tivéssemos por nós mesmos e isso não tem preço.

Como a propaganda é a alma do negócio (mas a propaganda de hoje só serve para vender bugigangas e políticos), eu criei este espaço para trazer algumas reflexões, apresentar alguns pensadores e seus pensamentos, aquilo que eu acho que vale a pena você saber (pelo menos saber que existe, para ser buscado num momento propício da sua vida). Alguns conhecimentos, tais como o Palmeiras contratou vinte e seis reforços, não nos trazem muitos benefícios (nem mesmo para os palmeirenses), mas saber que os anunciantes estudam as neurociências para nos fazer gastar mais do que desejaríamos, usando cores, palavras, sons; conhecer suas técnicas, suas falácias (raciocínios que parecem corretos, mas não são), pode ser importante. Afinal, muitos de nós estamos endividados e nos submetendo a situações desfavoráveis porque fomos conduzidos a desejar coisas sem pensar. Quanto mais ainda é importante conhecermos nossas estruturas internas, os conceitos fundamentais através dos quais avaliamos a vida e tudo que nela há.

Isso não é ensinado na escola. Você aprende porcentagem, mas não entende taxas de juros e o impacto que elas têm em nossas vidas. Não sabemos o quanto pagamos de impostos e o que é feito com esse dinheiro. Aprendemos sobre política, mas não sabemos como participar (só no dia da eleição, quando “escolhemos” entre dois candidatos predefinidos pelos marqueteiros e entregamos a Deus). Será que essa incapacidade que temos em entender e nos defender dos manipuladores foi construída propositalmente? Como vamos sair disso?

 

Nossa história

 

Conheça a equipe

about-us-headshot-1

Regan McCook

Fundador e CEO

Inclua uma breve biografia com um fato interessante sobre a pessoa.

about-us-headshot-2

Eric Teagan

Vice-presidente

Inclua uma breve biografia com um fato interessante sobre a pessoa.

about-us-headshot-3

Timothy Barrett

CFO

Inclua uma breve biografia com um fato interessante sobre a pessoa.

Próximas etapas...